O Tanque de Betesda

Já ouvi muitas pregações sobre o homem, próximo ao tanque de Betesda, que a trinta e oito anos se achava enfermo. Confesso, é difícil ouvir algo de novo sobre a passagem Bíblica em questão. É claro, mesmo que não haja renovações na interpretação, há sempre renovo na pregação. A Palavra, nunca volta vazia(Is 55:11)

Procurei realizar uma abordagem inédita. Pelo menos para mim o é. Para alguns pode não ser, o importante, contudo, é que traga edificação para os que lerem. É o que desejo em Cristo Jesus.

"Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda? E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão" (João 5:12,13)

O homem, deitado sobre o leito, entre a multidão em Betesda, era solitário. Cheirava mal, a muitos dias sem banho, para muitos, desprezível. Tinha dificuldades de sociabilização, não conseguia ver além de sua enfermidade. Por toda vida se recusara a superar as limitações causadas pela deficiência.

Não tinha amigos, sua conversa girava sempre em torno de si mesmo e de como era miserável. Não dava atenção às pessoas, mas queiria atenção de todos. se frustrava, pois não conseguia.

Uma prova incontestável de sua apatia para com o próximo pode ser vista em seu encontro com Jesus. Jesus sentiu compaixão dele, se abaixou para olhar bem nos seus olhos e o curou. Ele sequer sabia quem tinha feito tamanho milagre, qual o nome da pessoa.

"Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda? E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão"(João 5:13,14)

Por mais apressado que tenha sido o encontro, pela grandeza de Jesus para com ele, o mínimo que poderia ter feito seria perguntar: Quem és? Mas não o fez. Por quê? Só enxergava a si mesmo. Se achava um coitado, merecedor de pena.

Vítima ou Vencedor?
"Não há ventos favoráveis para quem não sabe para onde vai" (Guillarme D'orange). O homem vitima, estaciona em um porto sombrio da vida. Sem própositos, sem alvos, sem a alegria que transforma. Está a alguns metros do milagre mas não consegue alcança-lo, é pesaroso o esforço.

"Levanta-te, toma tua cama e anda" (João 5:8)

As palavras de Jesus, pretenderam despertá-lo para a vida. "Vamos, pare de se lamentar, saia do triste lugar em que se encontra".

Pessoas reagem diferentemente umas das outras em situações semelhantes. Vejamos um exemplo:

Em Cafarnaum, existia um paralítico. Também vivia em uma cama, só que, ao contrário do de Betesda, tinha muitos amigos. Sua alegria e maneira de encarar o problema motivava as pessoas. Seus amigos fizeram verdadeiras "estripulias" para levá-lo até Jesus.

Subiram com ele até o telhado da casa onde Jesus estava, e por entre as telhas desceram sua cama para que jesus pudesse vê-lo. Havia uma multidão! Foram muitas dificuldades! Mas ele não lamentava, pelo contrário, até sorria da situação.

" E vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico:Homem, os teus pecados te são perdoados". Lc 5:20. Seus amigos lhe proporcionaram a cura. O paralítico de Cafarnaum, vivia além de suas limitações.O que marcara sua vida era justamente a superação.

Como estamos reagindo aos problemas? Igual ao paralítico de Betesda ou ao de Cafarnaum?

A transformação do paralítico de Betesda
Aquele homem jamais seria o mesmo após seu encontro com o mestre Jesus."Depois, Jesus encontrou-o no templo"(João 5:15). O que ele fazia no templo? Procurava por Jesus.Agora, ele tinha vida social, própositos. Queiria conhecer quem o curara. " E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara"(João 5:15). O lamentador tornara-se agora, portador de boas novas! Quanta diferença! Queria que todos conhecessem o Mestre, se interessava pelas pessoas, que transformação!

Vinde a mim, disse Jesus.
Jesus veio para os de Betesda e os de Cafarnaum.Veio para todos, os cansados e oprimidos. Somente Ele é capaz de lhe ver entre a multidão. Somente Ele sabe o que aflige cada alma.

Não importa de que forma chegamos até Ele: Como fracassados solitários, cansados de desprezo,carregado por outros, Ele É O Mesmo e tudo que quer é lhe ver feliz.Não espere que Betesda vá até você, ela não irá. Escute a Jesus e com certeza o milagre chegará.

O Tanque de Betesda
O Evangelho descreve a piscina como tendo cinco porticos: " Ora, em Jerusalém há próximo à Porta das Ovelhas, um tanque chamado Betesda, o qual tem cinco alpendres" Jo 5:2.

As piscinas foram descobertas pelos Padres Brancos durante umas escavações em terrenos pertencentes à igreja de S. Ana. A maior das piscinas ( Ou tanques) media 100 metros de cumprimento e 60 de largura, com uma profundidade de cerca de 10 metros. Pórticos hipostilos rodeavam toda a piscina e foi mesmo construída uma grande ponte.

Sobre o Tanque de Betesda, Fonte: Viagem Na Terra Santa, pg 102
Tags

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.
  1. muito bom esse estudo é de muito importância para todos nos cristãos

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que temos homens de deus que nos trazem a saber o que muitas vezes nos nao sabemos

    ResponderExcluir
  3. Puxa, como a bíblia é maravilhosa!!! Estou fazendo um espoço para pregar sobre essa passagem em minha igreja e a ótica que estou tendo dessa passagem é diferente da sua, porém fui grandemente edificado pelo seu estudo... Deus continue te usando e dando novas revelações a você...
    Abraços

    Marcelo

    ResponderExcluir