A noite em que a Internet parou por causa da cor de um vestido



Impressionante! Que cor você enxerga o vestido?

Algumas pessoas o veem preto e azul e outras branco e dourado. Veja duas possíveis explicações

Brad Long e Bevil Conway tentam desvendar o mistério do vestido que muda de cor / Reprodução Internet

Por: Diário SP Online
portalweb@diariosp.com.br
Após ser publicada em um Tumblr, a foto de um vestido virou assunto na web. Tudo porque algumas pessoas enxergam a peça em preto e azul e outras em branco e dourado. O DIÁRIO trouxe duas possíveis respostas para explicar a "bruxaria".


A primeira delas afirma que a variação depende da sensibilidade à luz de cada pessoa e da forma como cada cérebro interpreta a informação captada. "O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para essa vestido e você está tentando descontar o viés cromático do eixo de luz do dia", disse o neurocientista Bevil Conway em entrevista à revista Wired. De acordo com cientistas, os humanos evoluíram para ver a luz do dia, mas, essa luz muda de cor. Ela varia do rosado ao amanhecer, passa pelo azul e branco do meio-dia e depois volta para o avermelhado do crepúsculo. Ou seja, a cor que você enxerga no vestido depende da luminosidade que seu olho recebe ao ao longo do dia.

A segunda opção para a entender o “vestido que muda de cor” é a afirmação de Brad Long, que ter publicado o experimento na internet para confirmar uma de suas dúvidas. “Em primeiro lugar, esta foi uma experiência para provar o que já havia estudado anteriormente. O vestido é branco e dourado. No entanto, há uma explicação para algumas pessoas o enxergarem preto e azul. De acordo com a ciência, quem teve um evento negativo em sua vida enxerga a peça de roupa com cores escuras (preto e azul). Após se recuperar do trauma, o indivíduo conseguirá ver o vestido em branco e dourado novamente”, afirma Long.

E você, que cor enxerga?